Em uma entrevista concedida ao jornal espanhol El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a proposta atual de acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul é “ainda impossível de ser aceita” e que o Brasil apresentará propostas de mudanças, sem detalhar quais seriam essas mudanças.
“Estamos em 2023 e a proposta ainda é impossível de aceitar. Vamos propor mudanças”, disse o presidente. Ao mesmo tempo, Lula manifestou esperança de que o acordo seja fechado neste ano.
“Vou trabalhar para que se possa ratificar o acordo neste ano. Por parte do Mercosul, acredito que é possível firmá-lo. Agora, precisamos ver o que quer a UE”, declarou.
Sendo capa do Jornal El Pais, Lula também citou Bolsonaro “Não tenho dúvida de que ele tentou dar um golpe. Estamos convencidos de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe”, afirmou o presidente à publicação. “Vi tudo pela televisão, invadiram o Palácio do Planalto, houve negligência por parte de quem vigiava, entraram no Planalto, Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal. Agora as pessoas estão presas.”
Ao responder se a democracia está protegida no Brasil, Lula afirmou que a defesa da democracia é um valor que deve ser preservado em diversos países. Ele mencionou que a extrema-direita também existe em outros países, como Espanha, Portugal, França e Alemanha, e que a Espanha tem experiência com o autoritarismo.