Os principais bancos do país estão oferecendo uma linha de crédito que permite a antecipação da restituição do Imposto de Renda 2023. A opção está disponível para correntistas das instituições, que recebem o valor previsto na restituição em uma única parcela, de forma adiantada.
A quitação do empréstimo é realizada automaticamente quando a Receita Federal libera o dinheiro da restituição. Contudo, é necessário que o banco indicado pelo contribuinte para receber a restituição seja o mesmo contratado para a antecipação.
Em caso de o contribuinte apresentar problema no Imposto de Renda, será necessário quitar o empréstimo, mesmo que ainda não tenha recebido o dinheiro da restituição.
De acordo com Reinaldo Domingos, da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), a antecipação da restituição do Imposto de Renda 2023 é uma opção para aqueles que não querem esperar pelos lotes para receber o dinheiro devido. Entretanto, o pagamento deve ser realizado em uma única parcela e incidem juros e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o valor.
Foi verificado que as taxas de juros variam entre 1,78% e 2,8% ao mês. Por isso, a utilização deste crédito deve ser analisada com cautela. Cíntia Senna, educadora financeira da Dsop, afirma que a antecipação deve ser considerada apenas em casos de emergência, quando não há outras alternativas. “Só vale a pena quando a pessoa está em uma situação grave. Quando não tem limite no cartão, quando está realmente sem saída e este valor vai resolver a situação em que se encontra. Não deve ser solicitado se for uma solução parcial. O contribuinte precisa resolver o problema de forma definitiva”, alerta a especialista.
É importante que o cliente esteja atento à sua declaração antes de contratar o serviço, já que o banco exige que ele seja o escolhido para receber a restituição, opção que deve ser feita pelo contribuinte no momento de enviar a declaração. Além disso, é recomendável que o contribuinte verifique se os dados informados na declaração estão corretos para evitar que ela caia na malha fina, o que pode atrasar o envio da restituição.