Nessa quinta-feira (13/04), vários prefeitos da região norte do Piauí foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles no Palácio de Karnak, onde discutiram sobre as ações prioritárias do Governo do Estado: saúde, educação e segurança pública. Durante a reunião, foi reafirmada a intenção de estabelecer parcerias com os gestores municipais para concluir obras em andamento e atender às novas demandas dos cidadãos piauienses.
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Nolleto, reafirmou a importância da comunicação entre o Governo do Piauí e os prefeitos para atendimento e encaminhamento das demandas dos municípios.
Na área da saúde, foi mencionado o plano piloto de implantar um atendimento à distância, que prevê a integração de sistemas de saúde para a realização de consultas especializadas dentro das UBS – Unidades Básicas de Saúde – por meio da telemedicina. Essa medida tem como objetivo reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para Teresina ou outros polos de saúde.
Já na Educação, Washington Bandeira, secretário de Educação, destacou o Programa de Alfabetização na Idade Certa como uma iniciativa importante. Além disso, foi anunciada a abertura para adesão ao Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete), que agora procurará abranger outros estados que não estavam sendo beneficiados com esse programa.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou o reforço de policiais militares nos municípios como ponto principal discutido na reunião. Ele também reafirmou a garantia dada pelo governador de nomear os 1.100 soldados da Polícia Militar que estão em processo de formação, prevista para o mês de junho.
Durante a reunião, os prefeitos se debateram sobre entregar relatórios das obras em execução e demandas prioritárias para seus respectivos municípios. Rafael Fonteles afirmou que pretender dar início ao atendimento desses pedidos nos próximos meses. Vale ressaltar também que essa reunião foi a primeira de vários de encontros que o governador terá com prefeitos de todo o estado do Piauí.