O plenário da Câmara aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (11), que a Prefeitura de Teresina faça mais duas operações de crédito, com valores na casa dos R$ 200 milhões com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e outra de R$ 38 milhões junto à Caixa Economia, também foi aprovado o programa de refinanciamento de débitos da Prefeitura de Teresina, o Refis 2023.
As matérias estavam paradas nas comissões da Casa por pedidos de informações que foram solicitadas pelos parlamentares.
Os valores financiados com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) serão destinados ao Programa Teresina 2030 – Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Teresina, que envolve investimentos na infraestrutura urbana, saneamento, mobilidade urbana, requalificação habitacional, meio ambiente, fortalecimento institucional e fomento ao empreendedorismo, observadas as legislações vigentes.
Já a operação de crédito com a Caixa Econômica Federal será destinada a realizar investimentos para construção de Conjuntos Habitacionais no Residencial Leonel Brizola e no Loteamento Camboa.
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, enfatizou que irá fiscalizar a aplicação dos recursos. O parlamentar espera que diante os empréstimos aprovados (que hoje somam quase um bilhão de reais) a prefeitura possa construir obras estruturantes aguardadas há algum tempo pela população:
“Nos termos dessas operações de crédito teremos recursos que podem ser utilizados na construção de obras que proporcionarão o bem-estar da nossa população, como a construção da galeria do Torquato Neto, por exemplo. Nós sabemos que ali é um grande sofrimento da população, uma obra há muito tempo aguardada. A Câmara mostra que tem um compromisso com Teresina, mas não vai se furtar do seu principal papel que é e principalmente representar a nossa população”, comentou o presidente.
Contente com aprovação das ordens de crédito por maioria simples entre os vereadores, o líder do prefeito, o vereador Antônio José Lira comentou que os empréstimos trarão mais investimento para a zona rural de Teresina. “Esses recursos serão utilizados para a recuperação de estradas, além da construção de novas estradas, poços tubulares entre outras obras fundamentais”, comentou Lira.