Nesta quarta-feira (29), o ministro do trabalho, Luiz Marinho relata que o governo já dispõe verba para o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320,00 em 1º de maio.
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi definido que o valor do salário mínimo em 2023 seria de R$ 1.302,00. Após o então presidente Lula ganhar as eleições, o governo afirmou que existia uma possibilidade do aumento desse valor.
A equipe econômica começou a procurar espaço no Orçamento para conceder o reajuste. Aliados do presidente chegaram a cogitar a possibilidade de não reajustar o salário mínimo por falta de verba.
No presente momento, com a confirmação desse aumento para maio, em entrevista o ministro Marinho declara que não pode falar de onde esse valor será retirado, mas que tem como certeza que o presidente Lula não iria tomar uma decisão tão importante para o País sem uma segurança de onde tirar esse valor.
Veja falas do ministro:
Essa é uma resposta que Haddad tem que dar. Sei que o dinheiro já existe. Vou delimitar bem para não adentrar a área de um colega ministro que pode ter uma explicação mais refinada para dar
O que eu sei: o presidente Lula não ia anunciar de forma insegura uma situação dessa. Com tranquilidade e serenidade, isso está resolvido junto à área econômica do governo.