O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (22), da inauguração do primeiro Complexo Renovável Neoenergia, no município de santa Luzia, interior de Paraíba, complexo de geração de energia renovável no Brasil.
O Complexo Renovável Neoenergia integra de forma inédita a geração de energia eólica e solar de Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente. Os parques estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. O investimento total soma cerca de R$ 3,5 bilhões.
Em discurso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi reforçado a intenção e preocupação do governo em aumentar a participação de energia limpa no parque de gerações do país.
“É geração de emprego e renda para nossas irmãs e irmãos nordestinos, é um símbolo do aproveitamento sustentável dos recursos naturais do país. Um complexo que soube unir geração eólica com geração solar tão abundantes no nosso querido Nordeste, um verdadeiro protagonismo do Brasil na transição energética”, disse Silveira. “O sol e o vento serão os maiores indutores do desenvolvimento do Nordeste brasileiro, por meio da geração de energia limpa e renovável”, completou.
O Brasil ocupa a 13ª posição no ranking global, mas segue como líder da América Latina em relação à capacidade de geração de energia renovável.
A energia gerada pelo Complexo Renovável é de 0,6GW, que é suficiente para abastecer 1,3 milhões de residências por ano.
Lula destacou o avanço da capacidade do Brasil na geração de energia limpa, veja agora falas do presidente da República:
“Ao fim de 2006, ano anterior ao lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) [de investimentos em infraestrutura], a capacidade instalada de usinas eólicas era de 237 megawatts. Em 2014, a potência instalada chegou a 3.106 megawatts”, informou.