A Comissão de Educação da Câmara Municipal terá uma reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina, antes de votar o projeto de lei com reajuste ao piso do professores, enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Também serão ouvidos técnicos do Tribunal de Contra e Procuradoria.
“Eles [professores] colocaram algumas reivindicações em relação ao reajuste e me comprometi em não colocar o projeto em votação enquanto não houver uma audiência pública ou até mesmo uma reunião com a Comissão de Educação. Vamos aguardar o projeto chegar para saber como está previsão do projeto. É justo e democrático”, disse.
A lei municipal vai conceder um reajuste linear de 15% no salário do profissional da educação, um percentual superior ao piso nacional anunciado pelo MEC.
A Prefeitura de Teresina vai aplicar o reajuste tanto no piso salarial, como na Gratificação de Incentivo à Docência (GID), o que vai garantir uma remuneração bruta de R$ 5.693,41 aos professores efetivos e substitutos.
Os professores reivindicam um reajuste com piso inicial de R$ 4.420, porém o projeto, até o momento, não chegou à Câmara no entorno de 35% no reajuste, mais que dobro proposto pela prefeitura.