Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) escolheram nesta quarta-feira (01) o deputado Franzé Silva (PT) para presidir a Casa no primeiro biênio 2023 a 2025. Já o deputado Severo Eulálio (MDB) foi eleito para comandá-la no segundo biênio.
A escolha dos novos líderes da Casa aconteceu em eleição da Mesa Diretora. A votação dos dois biênios em um único dia é uma novidade. A situação aconteceu devido a promulgação de uma PEC que mudou o regimento da Casa, permitindo as duas eleições simultâneas.
Já o consenso no entorno do nome de Franzé Silva e Severo Eulálio foi feito após árduo acordo entre PT e MDB. A articulação perpassou inclusive por articulação do governador Rafael Fonteles (PT) e do ministro Wellington Dias (PT).
“Precisávamos limpar essa pauta para que não contaminasse o que mais importa, que são os debates em prol do Piauí. O debate foi feito internamente, temos uma base de bom relacionamento. Agradeço aos meus pares a aceitação e o respeito, tanto na base aliada quanto na oposição”, disse Franzé Silva.
O deputado Severo Eulálio destacou o acordo firmado para a manutenção da união entre os 22 parlamentares que estão na base do governo.
“Foram consolidadas as duas eleições, Franzé reeleito para o primeiro biênio e eu, no entendimento, eleito para o segundo biênio. A base está consolidada com 22 parlamentares”, resumiu o parlamentar.
* Com informações do Cidade Verde