O vice-presidente da República assumiu hoje o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e prometeu a retomada da industrialização do país.
O colunista do UOL Josias de Souza afirmou durante participação no UOL News que o governo federal “não deve confundir política industrial com injeção de recursos”.
O governo tem que reorientar a indústria brasileira a estimular com novas matrizes industriais. O Brasil está atrasado. É preciso ver como o governo vai se aproveitar de toda a política de carbono, das florestas, das fontes alternativas de energia renováveis, colocar o governo onde deve ser colocado. Esse é o grande desafio. Se vai ser feito ou não, nós vamos ver.” Josias de Souza
Ainda na avaliação de Josias, Alckmin está improvisado na equipe ministerial de Lula.
Alckmin está improvisado nesse cargo porque o Lula tentou nomear para essa função pessoas com vínculo com os empresários. A improvisação é adequada, nessas circunstâncias, porque ele é um homem respeitado no setor produtivo. Agora não sei quanto tempo o Alckmin vai ficar nessa pasta.”
Elo miliciano no governo Lula borrifa aroma bolsonarista em ministérios, diz Josias
Josias também falou sobre a presença da ministra Daniela Carneiro (União Brasil) no comando do Ministério do Turismo.
Segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) a irmã dela, Djelany Machado, foi presenteada por um empresário que venceu uma licitação suspeita na cidade de Belford Roxo (RJ) em 2018.
O grupo político de Daniela e de seu marido mantém, há ao menos quatro anos, vínculos com a família do ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado e preso sob acusação de chefiar uma milícia na Baixada Fluminense.
Essa Daniela do Waguinho no tem condições de ser ministra de Estado, não tem qualificação. Ela se elegeu em 2018 numa campanha que teve como cabo eleitoral um ex-sargento da PM do Rio de Janeiro. É um miliciano condenado a 26 anos de prisão. Há hoje um elo miliciano no governo do Lula. Esse elo borrifou na esplanada dos ministérios do Lula um aroma bolsonarista.”