O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, participa nesta quarta-feira, em Brasília, da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), onde estão sendo discutidas pautas como a vacinação de crianças contra Covid e a dificuldade nos estados em aquisição de medicamentos e insumos. O Piauí está solicitando celeridade no envio de vacinas para crianças.
Segundo o secretário, além das vacinas, o Piauí tem outras solicitações.
“Vou solicitar o aumento de vagas para profissionais de saúde da na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Queremos também mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Piauí e celeridade no envio de vacinas para crianças de 3 a 4 anos”, disse o gestor.
Neris afirma que a aceleração no envio de vacinas é de suma importância devido ao número de mortes de crianças nessa faixa etária por Covid. Em dois anos, os óbitos entre crianças de até cinco anos pela doença, foram mais do que o triplo das causadas, em uma década, por outras 14 doenças que podem ter mortalidade evitada por vacinação e outras ações de saúde. Em 2020 e 2021, 1.508 crianças morreram por Covid.
Os dados são do Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância, da Fiocruz/Unifase, a partir de dados do SIM(Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde).
Na pauta do encontro do Conass, estão ainda em discussão sobre a situação da Monkeypox no país; a Gestão Técnica, Administrativa e Financeira dos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública e a Política de Alta Complexidade.