O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi incluído, pelo governo da Ucrânia, em uma lista de pessoas acusadas de divulgar informações consideradas como propaganda russa durante a guerra entre os dois países.
Além de Lula, o nome de outras 77 personalidades e frases consideradas pró-Rússia pelo governo ucraniano, foram incluídas na lista.
Segundo o documento, o ex-presidente havia dito que a Rússia deveria liderar a “Nova Ordem Mundial”, no entanto, não há nenhum registro que atribua esta fala ao petista.
Durante uma entrevista dada a revista americana Time, que foi divulgada no dia 04 de maio deste ano, Lula disse: “As vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão, como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin, porque numa guerra não tem apenas um culpado.”
Esta frase foi a segunda acrescentada a lista que o governo ucraniano considera como propaganda de apoio à Rússia.
Tendo o nome do ex-presidente como o único brasileiro na lista, o documento ucraniano possui ainda militares, políticos, jornalistas e algumas outras personalidades de outras nacionalidades.