Nessa quarta-feira (18), a Gestão Pública Municipal através de suas secretarias realizou uma mobilização voltada para a conscientização e combate à Exploração, abuso e violência Sexual praticadas contra crianças e adolescentes. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio das Escolas Municipais Professora Jacy Nunes e Dr. Urbano Araújo, através do corpo docente e discente, bem como da Polícia Militar e Conselho Tutelar.
Foi realizada uma passeata que teve início na Escola Municipal Professora Jacy Nunes e concentração final no Ginásio Poliesportivo, onde foram ministradas palestras pela Assistentes Socias Domingas Keila e Fabiana Alves, Comandante Pedro Gomes, Secretário de Educação Professor Flávio José Alves e o Presidente do Conselho Tutelar Adriano Moreira. Essa ação tem como base a Lei Federal 9.970/00. É uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.