O TSE fechou acordo com a plataforma de streaming Spotify para combater a desinformação nas eleições deste ano. A parceria vai vigorar até o dia 31 de dezembro de 2022, após o fim do ciclo eleitoral.
O presidente do TSE, Edson Fachin, se comprometeu a disponibilizar informações e relatórios a respeito do desenvolvimento das eleições que sejam importantes para o Spotify.
O Spotify vai ajudar na identificação de páginas com fake news (notícias falsas) sobre o pleito na plataforma e redirecionar os usuários até a página da Justiça Eleitoral, onde será possível obter informações de fontes oficiais sobre as eleições.
A parceria vai atuar para combater os impactos nocivos das fake news, que espalham conteúdos não verdadeiros e disseminar informações confiáveis e oficiais sobre o pleito.
O acordo prevê que o TSE e os tribunais regionais eleitorais (TREs) terão um canal de comunicação exclusivo com a empresa para apontar possíveis notícias falsas a serem analisadas. O Spotify também promoverá sessões de treinamentos e capacitação para equipes desses tribunais sobre boas práticas na produção de conteúdo.