A aprovação do parecer que pede a cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi elogiada por vários políticos nesta terça (12).
Foi decidido por unanimidade pedir a cassação de Arthur, como punição por quebra de decoro parlamentar por causa dos áudios machistas em que o deputado depreciava a condição de refugiadas ucranianas. A perda do mandato ainda deve ser referendada por maioria simples no plenário da Alesp para ter efeito.
“Resgatou o respeito a todas mulheres, repudiando e punindo exemplarmente esses comportamentos inaceitáveis”. disse a deputada Marina Silva (Rede) pelo Twitter.
O deputado federal Helder Salomão (PT) aproveitou a expressão de Bolsonaro e publicou a frase “grande dia” em sua conta pessoal. Seus colegas de bancada na Câmara, Alexandre Padilha e Zeca Dirceu, também pediram a cassação de Arthur. “Cassado pela comissão de ética da Alesp por promover o turismo sexual, por promover a misoginia, pelo seu machismo e seu mau-caratismo”, escreveu Dirceu.