Democrata, Joe Biden, atingiu mais de 270 votos votos no colégio eleitoral, segundo projeções dos veículos de imprensa, como Associated Press, ‘New York Times’, NBC e CNN.
Por Luis Fernando Amaranes com informações do G1 e CNN Brasil |Publicada em 07/11/2020 as 14H21 | Atualizado 07 de novembro de 2020 às 15:42
Na tarde deste sábado (07), foi eleito o 46º Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, segundo projeções de vários veículos de comunicação do país. O democrata alcançou os 270 delegados no Colégio Eleitoral, número suficiente para derrotar o republicano Donald Trump. Kamala Harris, tornou-se a primeira mulher vice-presidente negra do país.
Em suas redes sociais, Joe Biden agradeceu todos os eleitores e afirmou que será um presidente para todos os americanos.
“América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”, postou Biden.
Embora não seja oficial, a projeção dos veículos de comunicação é suficiente para que a sociedade americana reconheça a eleição de um presidente, já que a contagem chega a demorar semanas e o sistema de colégio eleitoral permite saber antecipadamente quem será o vencedor.
Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barak Obama e será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca, aos 78 anos. Com a vitória de Biden, Kamala Harris será a primeira mulher negra a tornar-se vice-presidente dos EUA.
A população votou até a terça-feira (3). A contagem de votos ainda não foi finalizada e pode ser contestada por ações judiciais.
Discussão sobre este post